Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Professores recebem formação através de plataforma digital

Encontros tem como base, a Estação Educação; participação dos profissionais da educação é virtual

Publicado em 10/07/2020 às 01:24

Curso é transmitido em tempo real aos profissionais envolvidos (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, esta semana, na Estação Educação, um curso virtual de formação destinada a professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos), assim como coordenadores pedagógicos

O objetivo foi propor atividades com foco na discussão, argumentação e reflexão do sistema de escrita e produção de texto visando favorecer o aprendizado na sala de aula.

A formação integra uma série de encontros virtuais promovidos semanalmente pela secretaria, como forma de compensar a suspensão temporária das atividades presenciais na rede pública municipal, causada pela pandemia do Covid-19.

 Os encontros têm a tecnologia como aliada, com os profissionais da rede podendo se conectar, debater e trocar experiências a respeito da ideia proposta. Uma das ferramentas utilizadas é a plataforma de videoconferências Meet, do Google.

“Quando organizamos a formação partimos de conhecimentos prévios dos professores, por isso pedi tarefa para fazerem e a partir do que me entregavam, organizei uma situação-problema onde eles puderam avançar no conhecimento sobre o sistema de escrita e produção de texto”, explicou a supervisora e formadora da Secretaria de Educação, Cristina Gazotto.

Para ela, essa “reinvenção” de formação continuada, com o ensino a distância em período de distanciamento social, tem como meta incentivar as discussões e abordar temas que vão ao encontro do processo de formação e aprendizagem dos professores e equipes.

“Através desses encontros online, os professores podem expôr o que estão pensando e analisar o que os outros colegas pensam sobre a discussão. No final, todas as ideias são amarradas, fazendo com que os professores saiam da reunião repensando sua atuação em relação à escola”, finalizou Cristina.


Fonte:

Deixe seu comentário