Portal da Cidade Mogi Mirim

AULAS PRESENCIAIS

Primeira reunião do comitê regional será nesta sexta-feira

Grupo de trabalho intermunicipal foi montado para avaliar viabilidade da retomada das aulas presenciais

Publicado em 19/01/2021 às 02:35

Volta às aulas dependerá de uma série de fatores que serão avaliados pelo comitê

Acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 14h00, a primeira reunião do comitê técnico intermunicipal, que foi montado para avaliar as condições de retorno dos alunos das redes municipais para as escolas. O grupo de trabalho surgiu após o encontro no último domingo (17), entre os prefeitos de Itapira, Mogi Mirim e Mogi Guaçu, que estiveram acompanhados das equipes técnicas das secretarias de Educação e Saúde.

Os chefes dos executivos se reuniram para discutir ações conjuntas voltadas à preparação da estrutura de ensino municipal para a retomada das atividades escolares presenciais, ainda sem data definida. Mogi Mirim, que havia anunciado a volta às aulas para o dia 8 de fevereiro, suspendeu essa decisão, conforme o Portal da Cidade divulgou na manhã desta terça-feira (19). Já em Mogi Guaçu, o calendário de retorno definido pela Educação teria sido enviado para apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Educação.

Formado por membros das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social dos três municípios, o comitê irá avaliar a realidade de cada unidade escolar da região para identificar prioridades e traçar planos de ação que assegurem que todas tenham o mesmo padrão de proteção e adequação às normas sanitárias. As prefeituras entendem que o vírus não respeita fronteiras e que o melhor para todos os municípios é iniciar uma força-tarefa integrada de preparação para a retomada segura das aulas.

Todas as secretarias envolvidas já começaram a se preparar para o retorno com treinamentos, adequação pedagógica, compra de equipamentos de segurança e higienização, organização das unidades escolares com distanciamento entre as carteiras, dentre outras ações. Uma das mais importantes, do ponto de vista pedagógico, é a preparação emocional dos professores e funcionários, com apoio psicológico e treinamento específico para que possam prestar o atendimento necessário aos estudantes em face dos desafios impostos por esse novo cenário.

Em 10 dias, as prefeituras deverão se reunir novamente para avaliar todo o trabalho de adequação das unidades para o retorno seguro, seguindo as diretrizes do Plano São Paulo. A decisão de retomada envolve cerca de 36 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. São 6 mil atendidos em Itapira, 12 mil em Mogi Mirim e 18 mil em Mogi Guaçu.

PARTICULARES

Para retomada das aulas na rede particular, o comitê levará em consideração a estrutura de cada escola e o cumprimento das normas sanitárias vigentes com vistas a garantir a proteção e segurança de alunos, familiares e profissionais de ensino. Não há definição, todavia, neste momento e a exemplo das escolas municipais, sobre data para a retomada das aulas presenciais nestas instituições.


Fonte:

Deixe seu comentário