Portal da Cidade Mogi Mirim

HOMENAGEM

Primeira escola de Mogi Mirim, Coronel Venâncio celebra 120 anos

A escola foi formada como Grupo Escolar Coronel Venâncio, em 13 de janeiro de 1900

Publicado em 13/02/2020 às 22:49

A escola foi formada como Grupo Escolar Coronel Venâncio, em 13 de janeiro de 1900 (Foto: Prefeitura de Mogi Mirim)

A escola foi formada como Grupo Escolar Coronel Venâncio, em 13 de janeiro de 1900 (Foto: Prefeitura de Mogi Mirim)

Em tempos de mudança nos métodos educacionais em todo o mundo, se destacam as instituições que conseguem manter os valores de instrução e ensinamento aos jovens. Em Mogi Mirim, um exemplo dessa perseverança educacional é a E.E Coronel Venâncio, que neste ano celebra 120 de brilhantismo na formação de inúmeros mogimirianos. 

Mais do que transmitir conhecimentos sobre matérias, a escola se propõe a transmitir conhecimento de vida para a formação de bons cidadãos, que cumpram papéis de protagonismo na sociedade de Mogi Mirim. Esses méritos foram ressaltados na cerimônia de aniversário da escola na noite de ontem (13), onde alunos, ex-alunos, professores e outras personalidades que compõem a história do colégio estiveram presentes.

O Prefeito Carlos Nelson Bueno, o Secretário de Governo Edson Pessiquelli, o Secretário de Relações Institucionais Beto Amorim e a Secretária de Educação Flávia Rossi, além da Diretora Regional de Ensino Regina Navas, prestigiaram o evento.

Abrindo a cerimônia, o Prefeito Carlos Nelson Bueno destacou em sua fala a fundamentalidade do Coronel Venâncio na constituição da sociedade mogimiriana: “Escola com excelência em formação, que através de grandes professores ajudou a construir as histórias pessoais de milhares de mogimirianos e, principalmente, ajudou a construir a história de Mogi Mirim”.

Após discursos de Flávia Rossi, Regina Navas e da anfitriã da noite, a diretora Márcia de Paula Queiroz Constantino, houve apresentação de alunos, explanação histórica sobre a unidade e a celebração de um Culto Ecumênico.

HISTÓRIA

A escola foi formada como Grupo Escolar Coronel Venâncio, em 13 de janeiro de 1900, através de decreto do governador Coronel Fernando Prestes Albuquerque. Sua nomeação foi dada em homenagem ao doador da propriedade onde hoje se encontra o colégio, o Coronel Venâncio Ferreira Alves Adorno.

Seu belo e imponente prédio, erigido em estilo neogótico e com aparência medieval, foi desenvolvido pelo famoso arquiteto francês Victor Duburgas e é tombado patrimônio histórico do estado de São Paulo pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo).


Fonte:

Deixe seu comentário