Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Higiene e limpeza de escolas são temas de reunião para diretores no Senac

O grupo de diretoras e vices aproveitaram para conhecer as dependências do Senac, como a cozinha industrial, o Laboratório de Enfermagem, a Sala de Moda

Publicado em 13/08/2019 às 05:20

Diretores e vices de EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) e CEMPIs (Centros Municipais Educacionais de Primeira Infância) participaram, nesta segunda-feira (12) de uma reunião, na sede do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Mogi Guaçu, para tratar sobre o POP (Procedimentos Operacionais Padronizados), instituído pela Secretaria de Educação, e que visa padronizar a higiene e limpeza de todas as unidades escolares de Mogi Mirim.

O intuito é fazer com que as diretoras acompanhem o trabalho das serventes e confiram se as diretrizes contidas na cartilha do POP estão sendo adotadas nas escolas. 

A orientação, aplicada por profissionais do Senac, e com suporte da Pasta, contou com a presença de 42 diretores e vices.

Na oportunidade, os presentes tiveram conhecimento de toda a cartilha presente no POP e desenvolvida para 200 profissionais da equipe de apoio da secretaria, entre serventes e merendeiras, nos dias 22 e 23 de julho, em um curso especial na sede do Senac.

A reunião, aberta pela secretária de Educação Flávia Rossi, contou com a participação de diretores, coordenadores e professores do serviço de aprendizagem, como a nutricionista Daniela Sartori, uma das responsáveis pelas atividades junto à equipe de apoio no mês passado. O diretor do Senac, Marcelo Paganini Gomes da Cunha, também integrou a reunião.

O grupo de diretoras e vices aproveitaram para conhecer as dependências do Senac, como a cozinha industrial, o Laboratório de Enfermagem, a Sala de Moda, o Laboratório de Beleza, Estética e Massoterapia, entre outros.

POP

O programa foi desenvolvido para estabelecer diretrizes no sistema de limpeza nas áreas interna e externa em todas as unidades escolares, desde a maneira correta de organizar e gerir os produtos, o uso consciente e quantidades pré-estabelecidas para a eficácia na limpeza. Um trabalho visando a segurança alimentar, tanto no cuidado como no manejo dos alimentos também integrou a lista de atividades.

No curso oferecido em julho, as merendeiras utilizaram a estrutura da cozinha pedagógica para aprender técnicas de corte e lavagem, armazenamento e produção de pratos. Normas de higiene, como a limpeza de mamadeiras também foram apresentadas, assim como a realização de dinâmicas objetivando a melhora na relação interpessoal, atividade ministrada na área de relaxamento da unidade.

As serventes repetiram o aprendizado teórico e prático, e no laboratório do curso técnico de Enfermagem, divididas em estações, receberam demonstração de limpeza em materiais distribuídos nas unidades, através de metodologias participativas, estruturadas na prática e baseadas em situações reais de trabalho, solução de problemas e outras estratégias.

O manuseio em mobiliários como berços, penicos, trocadores e colchonetes ganhou atenção especial.

Fonte:

Deixe seu comentário