Portal da Cidade Mogi Mirim

retomada segura

Escolas se preparam para a retomada das aulas presenciais

As 22 EMEBs serão as primeiras instituições de ensino da rede municipal a receber alunos e estão prontas para isso

Publicado em 11/08/2021 às 00:31

Na segunda-feira (16), acontecerá o retorno dos alunos do ensino infantil, do fundamental 1 e do fundamental 2 à rotina de aulas presenciais nas EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica). Nestes dias que antecedem a reabertura dos portões às crianças e adolescentes de nossas escolas, a Prefeitura Municipal de Mogi Mirim tem acompanhado de perto cada passo das unidades.

O prefeito Paulo de Oliveira e Silva conferiu a preparação das Escolas Municipais de Educação Básica, que protagonizarão esta fase de retomada. Na EMEB “Jorge Bertolaso Stella”, no Parque do Estado II, por exemplo, após vistoria da VISA (Vigilância Sanitária), foi criada uma sala exclusiva para o acolhimento de alunos que apresentarem algum tipo de sintoma gripal. Vários pontos foram adequados e o local estará apto para as aulas na segunda-feira.

Outro local entre os visitados foi a EMEB “Dona Sinhazinha”, no Centro. A maioria dos tópicos do protocolo de segurança sanitária já estava em cumprimento. Entre as adequações, a aquisição de protetores faciais (face shield) para os profissionais. Nesta semana, acontece a entrega de mais 30 protetores faciais, além de artigos como máscaras, luvas e aventais impermeáveis.

No mais, a unidade já apresentava aptidão para a organização de entrada e saída dos alunos, ventilação adequada das salas de aula e equipamentos de proteção individual para as servidoras responsáveis pela higienização da unidade.

As 22 EMEBs serão as primeiras instituições de ensino da rede municipal a receber alunos e estão prontas para isso. A partir de 16 de agosto, as turmas serão divididas, com a presença de 50% em uma semana e de 50% na outra. Importante frisar que a presença do aluno na escola é facultativa e caberá a cada pai ou responsável decidir se deseja levá-lo ou não.

Aqueles que decidirem por seguir com seus filhos ausentes do formato presencial assumirão formalmente o compromisso para que estes estudantes recebam o ensino remoto. Isto vale para as atividades virtuais como também para a retirada de material impresso para aquelas famílias sem acesso à internet.

Nesta atual fase não haverá aula presencial nos CEMPIs, que atendem crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses. Exatamente pela complexidade da faixa compreendida, que demanda maior dependência e proximidade entre alunos e docentes, como cuidados no colo, higienização, entre outros, a retomada para estas unidades acontecerá em outra fase.

Fonte:

Deixe seu comentário