Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Educação entrega certificados a alunos destaques na Olimpíada Língua Portuguesa

Professoras, coordenadoras pedagógicas e familiares dos alunos acompanharam a cerimônia

Publicado em 23/09/2019 às 07:01

Em evento realizado na quinta-feira (19), no Centro Municipal de Aperfeiçoamento do Magistério Antonio de Souza Franco, a Estação Educação, a Secretaria de Educação promoveu uma solenidade de entrega de honra ao mérito a alunos de escolas municipais e estaduais de Mogi Mirim com destaque na etapa municipal da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O concurso de produção de textos é voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas de todo o país. 

Professoras, coordenadoras pedagógicas e familiares dos alunos acompanharam a cerimônia, que contou com a presença da secretária de Educação Flávia Rossi e da dirigente da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, Regina Navas.

Na categoria Poemas, voltados a alunos do 5º ano do ensino fundamental, Marina Garcia Nery, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dona Sinhazinha, foi contemplada com o certificado e medalha pela obra ”Mogi Mirim, amor sem fim”. Ela teve o apoio das professoras Rachel Fadul de Oliveira Zinetti e Deise A. da Silva. A diretora Seomara Guedes Rodrigues acompanhou a premiação.

No quesito Memórias Literárias, a homenageada foi Thalia Cavalcante Benatti, do 7º ano da EMEB Professor Humberto Brasi. Ela foi representada pela diretora Sandra Helena Pinto e a coordenadora Ana Paula Francatto. O título de sua obra foi “Doces Lembranças”, supervisionada pela professora Izilda da Penha Barros.

Na categoria Crônica, a premiação se deu para Ariany Lacerda de Souza, aluna do 8º ano da Humberto Brasi, com o título “Amo o lugar que vivo”. O trabalho teve a supervisão da professora Ângela Maria Borges.

Já na categoria Documentário, a obra “Revitalização do imóvel de nossa cidade”, uma referência ao antigo Centro de Saúde, na Avenida Santo Antônio”, foi o grande destaque. O trabalho teve a produção de Marjorye Eduarda Rodrigues, Diogo César Antunes de Barros e Gabriel Rocha, alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Oscar Rodrigues Alves.

Agora, os alunos premiados foram indicados para participar da etapa estadual da olimpíada, que contará com uma comissão julgadora estadual. Na atual fase, todos passaram pela avaliação de uma comissão formada em Mogi Mirim.

Como funciona?

Em sua 6ª edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro”, reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

Os professores realizaram oficinas de leitura e escrita em sala de aula com todos os alunos das turmas participantes e, para isso, tiveram acesso por meio da coleção da olimpíada, a cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor.

A coleção propõe uma metodologia de ensino para a produção de textos na perspectiva do trabalho com gêneros textuais, abordando os conteúdos do português previstos nos currículos escolares e favorecendo as competências da leitura e da escrita.

Fonte:

Deixe seu comentário