Portal da Cidade Mogi Mirim

VOLTA ÀS AULAS

Ano letivo vai começar com 35% dos alunos em sala de aula

Parceria entre as secretárias da Saúde e de Educação visam o retorno seguro de alunos, professores e funcionários

Publicado em 16/01/2021 às 04:13
Atualizado em

Retorno das aulas presenciais será gradativo, iniciando com 35% dos alunos

Depois de apenas anunciar o retorno das aulas presenciais para o dia 8 de fevereiro e que a volta dos alunos seria escalonada em um vídeo nesta sexta-feira (15), a Prefeitura forneceu mais detalhes do procedimento. Em uma publicação no Jornal Oficial do Município neste sábado (16), a administração municipal informou que, inicialmente, Mogi Mirim iniciará o ano letivo com 35% dos alunos em sala de aula, aumentando gradativamente esta porcentagem até 70%, que é o limite recomentado pelo Governo do Estado para os municípios que se encontram na Fase Amarela do Plano São Paulo.

Os estudantes terão acesso às aulas presenciais de maneira escalonada. Nos dias em que não estiverem presencialmente na escola eles receberão material preparado pela professora para realizar as atividades em casa. De acordo com a Secretária de Educação, Ana Lucia Bueno Peruchi, toda a equipe dos 13 CEMPIs (Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância) e das 22 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) está se preparando para o retorno seguro.

“Capacitaremos a equipe diretiva nos próximos dias e assim todos poderão tomar decisões adequadas visando a segurança de nossas crianças e profissionais que atuam nas unidades escolares”, comentou. No total, a Pasta conta de 1,3 mil funcionários que deverão retomar às atividades presenciais. A equipe de merendeiras da rede também deve receber uma capacitação especial, sob a orientação das nutricionistas Silvia Maria Sozza e Ana Cristina Maretti Scomparim.

Segundo Ana Lúcia, toda a rede já tem um protocolo e um conceito estabelecido em relação à segurança nas escolas. “Agora é direcionar as ações e retomar o atendimento presencial com todos os cuidados necessários. Na segunda-feira (18) teremos reunião com a equipe gestora das unidades educacionais. Depois, na terça (19), nos reuniremos com a empresa Escola Segura, para alinhar o protocolo de retorno”, salientou.

Dentre os cuidados a serem adotados estão o uso obrigatório de máscaras para funcionários e alunos das EMEBs, totens de álcool gel, assepsia diária do prédio escolar e marcação de filas com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os alunos. A Secretaria de Saúde ainda deverá disponibilizar cartilhas com cuidados, cartazes de orientação, panfletos explicativos dentre outros materiais relativos à prevenção contra a Covid-19.

“Estamos nos preparando para garantir a segurança de educadores e alunos, além da tranquilidade dos pais”, salientou a secretária de Saúde Clara Alice Franco de Almeida Carvalho. As equipes de Saúde e Educação estão confiantes no retorno seguro às aulas presenciais. Isso porque, acredita-se que as próprias crianças, especialmente as menores, são obedientes às regras e serão importantes disseminadores.

O retorno, porém, não será obrigatório. Assim, os pais que optarem por não enviar os filhos à escola, para as aulas presenciais, não sofrerão nenhuma sanção, desde que a frequência escolar seja mantida, mediante participação nas atividades remotas, que serão disponibilizadas para toda a rede.


Fonte:

Deixe seu comentário