Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Alunos de Mogi Guaçu conquistam 8 medalhas na Olimpíada de Matemática

Medalhista de ouro foi o estudante Bruno Bonnini Anunciato da Fundação Educacional Guaçuana (FEG)

Publicado em 22/12/2022 às 14:46

Medalhista de ouro foi o estudante Bruno Bonnini Anunciato da Fundação Educacional Guaçuana (FEG) (Foto: Divulgação)

Mais uma vez, alunos da rede municipal de ensino de Mogi Guaçu se destacaram na 17ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e comprovaram a excelência da aprendizagem nas escolas municipais. Nesta edição, a cidade conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro e sete de bronze, além de 32 alunos que receberam menção honrosa de participação pelas categorias Nível I e II para estudantes do 6º ao 9º ano.

O medalhista de ouro foi o estudante Bruno Bonnini Anunciato da Fundação Educacional Guaçuana (FEG). Entre os medalhistas de bronze, três são alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Waldomiro Calmazini, sendo eles: Yago da Silva Camargo, João Pedro Magalhães de Faria e Maria Clara Pereira do Carmo.

Já pela Emef Profª Maria Diva Franco de Oliveira mais duas medalhas de bronze com Gabriel Henrique Schiavi e João Pedro Estrela Rufino. Os outros dois medalhistas foram Beatriz Cristina Modena da Emef Profª Rita de Cássia Gomes da Silva Cola e Vinícius Camargo Martinson, aluno da Emef Profº Geraldo Sorg.

Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. O evento é uma competição nacional dirigida às escolas públicas, sendo realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Os alunos que ganharam medalhas, participarão do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.), que é um programa que visa transmitir para os mesmos a cultura básica de matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros.

“O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do contato com problemas interessantes da matemática”, disse o secretário municipal de Educação, Paulo Paliari.

Olímpiada Mirim

Em 2022, também aconteceu a 1ª Olimpíada Mirim – OBMEP, uma ação exclusivamente cultural e recreativa, sendo a participação absolutamente voluntária e desvinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. A competição foi direcionada para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais. A rede municipal de ensino de Mogi Guaçu participou da competição com 132 alunos, sendo 60 deles do 2º e 3º anos e outros 72 estudantes do 4º e 5º.

Os objetivos da Olimpíada Mirim são estimular e promover o estudo da matemática no Brasil, promover a difusão da cultura matemática, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.


Fonte:

Deixe seu comentário