Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

Aluna da Humberto Brasi está classificada para a semifinal EPTV na Escola

Tema “Fake News, Quando a Mentira Parece a Verdade” foi selecionado para a fase final do concurso da emissora

Publicado em 19/09/2019 às 03:18

A rede pública municipal de Mogi Mirim já conta com uma representante para a reta final do concurso de redação EPTV na Escola 2019, organizado pela emissora afiliada à TV Globo, uma das mais conceituadas do país.

Aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Humberto Brasi, Giuliana Maria Vanucci, de 14 anos, está classificada para a semifinal do concurso, que neste ano traz o tema “Fake News, Quando a Mentira Parece a Verdade”. 

Giuliana foi a única estudante matriculada na rede pública a conseguir avançar de fase, com o título “A Droga Virtual”. Ela se junta a Matheus Diogo Buzelli, aluno do Colégio Objetivo, único representante da rede particular a obter classificação, com a redação “Informação ou desinformação?”.

O resultado divulgado na última segunda-feira (18) coloca a aluna mogimiriana entre as 150 melhores redações até aqui. Agora, na segunda quinzena de outubro, uma comissão escolhida pela EPTV irá selecionar os dez grandes vencedores da região.

O curioso é que Giuliana recebeu a notícia, pela professora de Língua Portuguesa e orientadora do projeto, Bianca Gomes de Andrade, no ônibus que transportava 28 alunos mogimirianos selecionados pela direção do concurso, para uma visita à EPTV. Na oportunidade, todos puderam conhecer as dependências da emissora, como a redação, os estúdios de gravação e trocar experiências com jornalistas e apresentadores, entre eles Eduardo Brambilla, responsável por comandar o jornal da EPTV 1ª Edição.

A leitura e o português

Adepta à leitura desde os primeiros anos de vida, Giuliana conta que ainda quando criança, tinha os blocos de letrinhas como os preferidos entre suas brincadeiras. O objetivo era montar seu nome com as letras, prática que logo contou com a ajuda da mãe. “Comecei a brincar com cinco anos, mais ou menos, e com seis eu já montava meu nome sozinha”, recorda.

Dos blocos tomou gosto pelos gibis, com a Turma da Mônica, de Cebolinha, sua leitura preferida. Aliás, o português confuso do personagem, que trocava o R pelo L, fez Giuliana tomar ainda mais gosto pela gramática e a língua portuguesa, já que ouvia a pronúncia e buscava reparar o erro.

Os livros também ganharam destaque em sua vida. Para se ter uma ideia, Giuliana mostra apreço pelo famoso detetive Sherlock Homes, personagem da ficção da literatura britânica, e marcado por sua história ligada à investigação.

A redação

O prazer pelos blocos de letras, gibis e livros resultaram em uma facilidade e apreço pela escrita. Aluna de mão cheia e elogiada por colegas de sala, professores e diretores da Humberto Brasi, viu o trabalho da professora Bianca como vital para alcançar a semifinal.

No processo de aprendizagem, o estimulo ao conhecimento de figuras de linguagem, parte de um seminário desenvolvido em sala de aula, concordância verbal, acentuação e pontuação, além de pesquisas de redações do EPTV na Escola produzidas em anos anteriores.

“Tudo era para servir como base e chegar a conclusão de que linha poderíamos seguir. Ela (Giuliana) é dedicada, tem todos os afazeres em dia, quando não compreende algo não desiste, quebra a cabeça até conseguir. Isso, sem dúvida, colaborou para o resultado do concurso”, destacou Bianca.

Parte disso também passa pelo trabalho de incentivo à leitura proposto pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Na rede pública municipal, as aulas de língua portuguesa são divididas em duas horas semanais voltadas à leitura e cinco para a gramática e interpretação de texto.

Giuliana revelou ainda que palestras realizadas em escolas municipais pela jornalista Ludmila Fontoura, justamente sobre as Fake News, serviram de inspiração para sua redação. A Humberto Brasi foi uma das unidades visitadas pela jornalista.

Gratificante

O conhecimento pelas Fakes News, muito em conta do noticiário televisivo e de situações vivenciadas na própria família, colaborou para a escrita. Em sua redação, Giuliana citou o exemplo do sarampo e a notícia falsa de que a aplicação da vacina contra a doença era prejudicial para a pessoa, pois implicaria em sintomas relacionados ao câncer.

Outro exemplo foi uma notícia compartilhada pela tia em um grupo de WhatsApp da família, ressaltando o consumo de café ser o responsável por problemas nos rins. “Eu queria trazer para a redação o que eram as Fakes News, como são maléficas para a vida das pessoas que consomem essas ‘notícias’, porque é um conteúdo totalmente errado, com erros de português e de informação”, explicou.

Admitindo surpresa em se classificar para a semifinal, Giuliana vive agora a expectativa em ver sua redação entre as dez melhores do Estado. Mas nada que tire sua felicidade. “Não esperava chegar na semifinal porque é algo difícil, são muitos textos, mas fazia parte das minhas metas. Quando você alcança é gratificante, estou muito feliz”, celebrou.


Fonte:

Deixe seu comentário