Portal da Cidade Mogi Mirim

EDUCAÇÃO

3ª fase de oficinas na Etec apresenta cursos de Mecânica e Mecatrônica da rede

Os alunos da rede pública municipal puderam conversar e trocar experiências com integrantes dos cursos

Publicado em 24/09/2019 às 03:32

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves continua a render frutos para alunos da rede pública municipal.

Na última semana, turmas do 9º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Francisco Piccolomini, Humberto Brasi, Jorge Bertolaso Stella, Altair Rosa Corsi Costa e Cleusa Marilene Vieira de Mello tiveram a oportunidade de conhecer os estudantes e a estrutura dos cursos de Mecânica e Mecatrônica da escola técnica. 

Essa é a 3º fase das oficinas de aprendizado oferecidas pela Pasta e a Etec. No decorrer do ano, os alunos participaram das oficinas de Informática, Informática para Internet, Gestão de Negócios, Administração e Logística.

O objetivo é que todos tenham acesso a informações sobre os cursos, a metodologia aplicada e, através das visitas guiadas, despertar o interesse pelo rumo a ser tomado na carreira profissional.

Os alunos da rede pública municipal puderam conversar e trocar experiências com integrantes dos cursos, com conteúdo voltado para a grade curricular e oportunidades no mercado de trabalho, além de compreender o funcionamento da escola técnica, referência na região da Baixa Mogiana.

Em um laboratório de robótica, acompanharam o princípio de funcionamento de dois robôs, o Cuca e o ABB. Dois monitores do curso, estudantes da própria Etec, apresentaram a parte teórica e prática, inclusive, com os alunos da rede municipal tendo a oportunidade de manusear os robôs e perceber os movimentos através de controles especiais.

No laboratório de autocad, software com um conjunto de ferramentas para auxiliar o desenvolvimento de desenho técnico em projetos de elétrica, arquitetura, hidráulica, entre outros, viram a produção de uma peça no computador.

Por meio de uma peça física e através do conhecimento em metrologia e desenho, os alunos da Etec conseguem transportar a peça para o computador. O laboratório de oficina mecânica foi outro local visitado pelas turmas da rede pública.

“Queremos divulgar para os alunos da rede pública que existe o nível técnico associado ao ensino médio em nossa escola. A Etec abre as portas para que conheçam as áreas e a estrutura dos cursos de Mecânica e Mecatrônica, já que saindo daqui vão fazer faculdade, se especializar e procurar emprego. O objetivo é adquirir um nível de conhecimento que dê condições para enfrentar o mercado de trabalho”, frisou o coordenador do Ensino Médio da Etec, Ernesto Fabrich Zanon. 


Fonte:

Deixe seu comentário