Portal da Cidade Mogi Mirim

CORONAVÍRUS

Na região, apenas Conchal reabre comércio nesta segunda

Prefeituras de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira devem aguardar prorrogação do decreto do Governo do Estado por mais 15 dias

Publicado em 05/04/2020 às 21:18

Prefeituras de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira devem aguardar prorrogação do decreto do Governo do Estado por mais 15 dias (Foto: Cláudio Henrique Felício)

A Prefeitura de Conchal autorizou a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira, dia 6, último dia de validade do decreto estadual que autorizou apenas o funcionamento de serviços essenciais. 

Segundo o G1 Campinas, a abertura em Conchal está condicionada a uma série de regras divulgada em uma guia, que foi postado nas redes sociais da administração municipal.

As medidas do decreto nº 4.262 foram tomadas após a segunda reunião do Comitê de Crise para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, realizada na sexta-feira (3). No guia com as regras, a prefeitura separa recomendações por categorias de comerciantes.

Na categoria de restaurantes, lanchonetes, sorveterias, ambulantes e trailers, por exemplo, explica que eles poderão funcionar em horário normal com entregas a domicílio (drive-thru), mas não será permitido consumo no local. Diz ainda que é de responsabilidade do comércio fazer a higienização do estabelecimento, sob pena de multa e cassação de alvará.

Lojas de roupas, óticas, acessórios, móveis, papelarias, eletrônicos e comércio em geral também podem funcionar em horário normal, mas devem restringir o acesso de clientes a 1 pessoa a cada 10 m² de área útil, disponibilizando álcool em gel ou água e sabão, além da utilização de máscaras pelos funcionários. As medidas de higiene são as mesmas e tem as mesmas punições. Veja aqui de todas as categorias.

TUDO FECHADO

A prefeitura manteve a proibição de eventos, celebrações religiosas e atividades em clubes e praças. Também continuarão fechadas academias, boates, casas noturnas, bares, casas de espetáculos, museus, centros culturais e bibliotecas.

COMO FICOU?

Nesta segunda-feira, as prefeituras de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira vão decidir por estender o período de quarentena ou autorizar a abertura gradual do comércio, dependendo da decisão que for tomada pelo Governo do Estado. Segundo a revista Veja, o governador João Dória poderá prorrogar por mais 15 dias o período de quarentena.


Fonte:

Deixe seu comentário