Portal da Cidade Mogi Mirim

Pagamento imposto

IPVA: cota única com desconto começou a vencer; parcelamento será em fevereiro

Tributo com 9% de desconto já começou; em fevereiro motorista poderá pagar cota única com 5% de desconto ou parcelar imposto em até 5 vezes

Publicado em 11/01/2022 às 14:40

(Foto: Internet)

Começou nesta semana o calendário de pagamentos do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) 2022.

Nesta segunda-feira, dia 10, foi a vez dos motoristas donos de veículos usados com placas final 1 poderem pagar o tributo à vista com desconto de até 9%. Nesta terça, o benefício é para quem tem veículos com placa final 2 e assim sucessivamente.

A partir do mês que vem, o pagamento terá 5% de desconto para aqueles que optarem pagar o IPVA também em cota única ou parcelá-lo em até cinco vezes. 

Veja o calendário abaixo:




Com o início de um novo ano, começa também um novo ciclo de pagamento de impostos. Entre as cobranças, o IPVA, tributo estadual cobrado pela posse de veículos automotores que circulam em estradas e rodovias.

Por ser de arrecadação estadual, cada unidade federativa (UF) define o próprio calendário de vencimento. O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e a o ano de fabricação do veículo, e também o estado onde o veículo está registrado.

Em São Paulo, o valor do IPVA pode ser obtido em toda a rede bancária autorizada. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam.

Também é possível verificar o valor no portal da Secretaria da Fazenda, mediante o número do Renavam e placa do veículo. Quem desejar pagar o tributo em cota única, em janeiro, terá 9% de desconto.

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

Os proprietários já podem conferir o valor do imposto em toda a rede bancária. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Renavam. Também é possível verificar o valor do imposto diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, utilizando o número do Renavam e a placa do veículo.

Fonte:

Deixe seu comentário