Portal da Cidade Mogi Mirim

OBRA ENTREGUE

Reforma de bunker é entregue em solenidade da Prefeitura

O restauro do local histórico só foi possível porque o município se tornou MIT (Município de Interesse Turístico) em 2019

Publicado em 26/08/2021 às 08:37

A Prefeitura de Mogi Mirim inaugurou na manhã de quarta-feira, 25, a primeira etapa do projeto de restauração do abrigo subterrâneo também popularmente conhecido como “Bunker”. O espaço histórico fica localizado às margens do Rio Mogi Mirim, próximo ao prédio da Secretaria de Educação, na Rodovia Deputado Nagib Chaib.

O ato de inauguração contou com a participação do trio de cordas da Lyra Mojimiriana, autoridades municipais, imprensa e representantes do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Até chegar à inauguração, o abrigo subterrâneo passou por ampla restauração. A obra contemplou a colocação de claraboias para mais luminosidade e ventilação, impermeabilização interna e externa, construção de escada de acesso ao local, melhoria nas escadas de acesso dentro do abrigo, drenagem para evitar alagamento, instalação de lâmpadas à base de bateria, restauro dos tijolos danificados sem que houvesse mudança na arquitetura original do abrigo e fixação de placas de informações.

Também foram feitas melhorias em uma pequena trilha de nível leve existente na área externa: o Bosque das Jabuticabeiras, onde estão plantadas 32 árvores frutíferas. Todos os trabalhos estiveram sob a supervisão da secretaria de Obras e da Secretaria de Cultura e Turismo.

O restauro do local histórico só foi possível porque o município se tornou MIT (Município de Interesse Turístico) em 2019. Dentro da Lei 1.261 que contempla 140 municípios, a Prefeitura de Mogi Mirim desenvolveu o projeto de restauro e pleiteou o recurso através de convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Em breve, o local será aberto à visitação pública, mediante agendamento e acompanhamento da equipe dos bombeiros.


Fonte:

Deixe seu comentário