Portal da Cidade Mogi Mirim

NATAL

Natal Luz de Mogi Guaçu será marcado por magia e encanto

Ruas da cidade, pontes, praças, o Parque dos Ingás, todos estão sendo cuidadosamente produzidos para receber esta grande celebração, que é o Natal

Publicado em 29/11/2019 às 01:04

A produção decorativa do Natal Luz 2019 está a todo vapor. Luzinhas, estrelas, antigo coreto, duendes, mamães, papais-noéis e árvores de Natal vão abrilhantar a Praça Rui Barbosa (Recanto), que ficará enfeitada de ponta a ponta e que durante o mês de dezembro se tornará a Estação do Noel.  

Ruas da cidade, pontes, praças, o Parque dos Ingás, todos estão sendo cuidadosamente produzidos para receber esta grande celebração, que é o Natal.

É o terceiro ano em que o evento acontece pela parceria firmada entre ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) e Prefeitura Municipal, e atrai cada vez mais visitantes tanto locais quanto regionais. De acordo com a Prefeitura, só no ano passado, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo Natal Luz.

É de responsabilidade da Associação decorar as três praças do centro: Rui Barbosa, Padre Armani e Cândido Rondon, além da praça da Capela, avenida 9 de abril e postes das ruas do centro.

A praça Rui Barbosa se transformará na Estação do Noel no mês de dezembro. Toda a extensão da praça ficará enfeitada.

A história do Natal e parte da história Guaçuana serão contadas por meio de magia e encanto, que já começa no pórtico de entrada, que foi inspirado em uma decoração, vista pela equipe de criação do Natal Luz, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Passando por este portal o visitante vê um coreto, que remete ao que havia antigamente na Praça Rui Barbosa e assim, já se começa a viajar pela história de Mogi Guaçu.

Segue-se por um túnel que leva às três casas que contam um pouco da história econômica da cidade: Casa do Café, Casa da Laranja e Casa das Flores. Um enfeite que vai atrair olhares é a cascata, que simboliza o rio Mogi Guaçu.

A Casa do Café remete ao tempo em que a região era forte na produção do grão. A Casa da Laranja lembra a importância que teve e tem a produção agrícola para o Município. E a Casa das Flores remete à proximidade regional com cidades como Holambra, que nesta época do ano é outra cidade forte em decoração natalina e serve como referência. Muitas pessoas que visitam Holambra também visitam Mogi Guaçu para ver a decoração de ambas.

Três objetos se sobressairão no meio de todo este encanto, são duas árvores de Natal, uma de 5 metros e a outra de 9 metros, além de um Papai Noel de 6 metros.

Depois tem uma estação de trem em seu movimento cotidiano simbolizando os anos áureos da linha férrea na cidade.

Finalmente saindo da Estação tem um presépio que conta a história da anunciação feita pelo anjo Gabriel à Maria de que ela seria a mãe de Jesus Cristo, a fuga para Belém e o nascimento. Por fim Jesus estará na manjedoura, posicionado em direção à igreja que também fará parte deste cenário cristão.

Da Avenida 9 de Abril até a Praça da Capela haverá enfeites de arabescos nos canteiros. Esta ação foi tomada para inibir furtos e vandalismo, como aconteceu no ano passado. A Praça da Capela terá três árvores de Natal, uma com 5 metros de altura e as outras duas com 2,70m. A Praça Padre Armani contará com duas árvores, uma com 5 metros e outra com 2 metros. E a Cândido Rondon será enfeitada com arabescos.

Paradas de Natal

Nos dias 2 e 16, a partir das 19h30, haverá as, já tradicionais, Paradas de Natal. Novamente as paradas começarão no Parque dos Ingás e seguirão pela rua Paula Bueno, até chegar à praça Rui Barbosa.

O trajeto contará com o Papai e a Mamãe-Noel, as Noeletes, personagens mágicos como duendes e fadas, além de personagens infantis. Quem vai animar o percurso será a Corporação Musical Marcos Vedovello. Haverá também carros alegóricos com motivos natalinos e o Papai Noel desfilará em um trenó dirigido por um duende.


Fonte:

Deixe seu comentário