Portal da Cidade Mogi Mirim

HOJE PELA MANHÃ

Museu de Mogi Mirim é reaberto após 10 anos inativo

Cerimônia contou com o prefeito Paulo Silva, secretários de governo, vereadores e pessoal do Cedoch

Publicado em 29/04/2021 às 00:45

Após de quase uma década fechado ao público, foi reaberto na manhã desta quinta-feira (29), o Museu Histórico e Pedagógico “Presidente João Theodoro Xavier”, no Centro Cultural. A cerimônia contou com a presença do prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT), de vereadores, secretários e membros do Cedoch (Centro de Documentação Histórica).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luís Dalbo, o museu passou por uma profunda reforma que durou, aproximadamente, 90 dias. “Foi um trabalho intenso e cansativo, pois além da mudança, tivemos que restaurar e montar várias peças”, recorda.

Dalbo agradeceu aos membros do Cedoch e funcionários da pasta pelo profissionalismo e dedicação para colocar o museu “em pé” novamente. “Esse espaço, além de sua importância histórica para os mogimirianos, é um espetacular atrativo turístico e cultural da cidade”, resumiu.

O secretário também prometeu ampliar as parcerias com a Seduc (Secretaria de Educação) para aumentar as visitações de alunos das redes municipal e estadual de educação ao museu. Ainda durante a cerimônia, uma representante do povo Pankararu, a índia Marcela Torres, presenteou o museu com uma esteira típica daquela tribo. “Precisamos preservar as culturas, principalmente a indígena e africana, que também formam o nosso povo”, destacou Marcela, que é de Pernambuco.

ÓTIMO PROGRAMA

Dentro dessa mesma ótica, a vice-prefeita Maria Alice Mostardinha (SD) afirmou que um povo que não preserva sua memória, não terá cultura. Já a presidente do Cedoch, Carmem Lúcia Bride, lembrou do restauro e limpeza do acervo do museu.

Ela revelou que, das mais de 880 peças expostas, há outras 400 aguardando para serem catalogadas, limpas ou restauradas para, só então, entrarem em exibição. Por último, Carmem Lúcia pediu ao prefeito a contratação de um museólogo para cuidar daquele importante espaço cultural da cidade.

Antes do descerramento da faixa marcando a reabertura do museu, o prefeito Paulo Silva disse que era uma honra para ele estar participando desse momento histórico para Mogi Mirim. Ele também fez questão de elogiar os servidores da pasta da Cultura, Cedoch e todas as pessoas envolvidas na recuperação do museu.

Em seguida, os convidados puderam conhecer a exposição das peças históricas que há 10 anos estavam “escondidas” do público. Até mesmo a icônica banheira de mármore, na qual Dom Pedro II se banhou quando esteve em Mogi Mirim para a inauguração da Estrada de Ferro Mogiana, estava exposta em destaque.

O museu também conta com um grande acervo sobre a Revolução de 1932, peças sacras, indígenas, de origem africana, evolução tecnológica, máquinas, aparelhos antigos, dentre outros objetos de interesse histórico. Sem dúvida, um ótimo programa para toda a família!


Fonte:

Deixe seu comentário