Portal da Cidade Mogi Mirim

CULTURA

Biblioteca Municipal realiza mais uma edição do Viagem Literária

Viagem Literária acontece desde 2008, sempre em bibliotecas municipais, e já percorreu 195 municípios do Estado.

Publicado em 15/10/2019 às 00:43

A Biblioteca Pública Municipal foi, mais uma vez, palco da edição do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de São Paulo em 76 cidades do Estado, entre elas, Mogi Mirim. Na quarta-feira, dia 18 de setembro, mais de 100 alunos dos quintos e sextos anos do ensino fundamental das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Altair Rosa Corsi Costa, Regina Maria Tucci de Campos e da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) puderam participar de uma roda de conversa com a escritora Renata Ventura, autora dos livros A Arma Scarlate, A Comissão Chapeleira e o Dono do Tempo, este último lançado recentemente em São Paulo.

As obras abordam um contexto voltado à magia, inspirado em Harry Potter, série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J.K. Rowling, e de amplo sucesso em todo o planeta. A diferença é que os livros têm história enraizada no Brasil, através da cultura e do folclore, por meio de personagens da magia criados pela autora, com direito a feitiços, varinhas e leitura de búzios, somado a discussões de temas da sociedade em geral, como política, corrupção, drogas, gravidez na adolescência, entre outros.

Os alunos puderam fazer questionamentos, tirar dúvidas, conversar com Renata e ainda ganhar autógrafos. Tanto o 1º andar como o anel superior da Biblioteca Municipal ficaram tomados pelos alunos ao longo de quase uma hora de conversa com a escritora.

“É a primeira vez que participo do projeto, gostei muito e acho superimportante tanto para os leitores como para os escritores, que tem contato maior com o público. Nós vamos até as bibliotecas falar sobre os livros, responder perguntas e tirar dúvidas dos atuais e dos futuros leitores. Estou muito feliz pela oportunidade, comemorou Renata.

A escritora revela que a interação com os mais jovens a motiva na continuidade da carreira e em futuras publicações. O objetiva é chegar a cinco livros. “É maravilhoso, porque geralmente os jovens leem os livros de pessoas que já morreram e é legal quando veem que é alguém jovem, igual a eles o responsável pelo livro. Eles ficam animados para ler, escrever, percebem que é possível, algo atual e não só do século passado”, frisou.

Em Mogi Mirim, a última edição do Viagem Literária havia ocorrido em maio, também na Biblioteca Municipal, com a contação de histórias da atriz Heidi Monezzi para alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental da EMEB Professora Helena dos Santos Alves, ICA e atendidos na Vila Vicentina.

Viagem Literária

A Viagem Literária acontece desde 2008, sempre em bibliotecas municipais, e já percorreu 195 municípios do Estado levando contadores de histórias, escritores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos paulistas.

Das cidades selecionadas em 2019, 39 participaram da edição de 2018 e 37 são novas ou estão retornando ao programa nesta 12ª edição, renovando o grupo de municípios para alcançar novos leitores. Da boca de escritores e contadores de histórias para o ouvido de crianças, jovens e adultos, narrativas têm se espalhado pelo Estado.

A metodologia, como participar, fotos e canais de divulgação podem ser conferidos no site www.viagemliteraria.org.br.


Fonte:

Deixe seu comentário