Portal da Cidade Mogi Mirim

EXPOSIÇÃO

2ª edição da Festa do Folclore é realizada no CEBE

O evento é composto por uma exposição de estandartes, que está em andamento na recepção da organização até o dia 30 de agosto

Publicado em 20/08/2021 às 09:02

Domingo é comemorado o Dia do Folclore, que significa o conjunto das manifestações e tradições culturais de um povo. Para comemorar a data, o CEBE (Centro de Especialização e Base Educacional) realiza a segunda edição da Festa do Folclore, de forma online.

O evento é composto por uma exposição de estandartes, que está em andamento na recepção da organização até o dia 30 de agosto, por um painel de ilustrações de Ditados Populares e por uma live, chamada Folclore: das violas às carrancas, que será realizada na noite de segunda-feira, a partir das 19h30 pelo Facebook do CEBE.

A live contará com a presença dos curadores de arte e também conhecedores de cultura popular Sidnei Cirilo de Sá e Valter Polettini e com Thiago Paccola, que é violeiro de Mogi Mirim e integra a Orquestra Mojimiriana de Viola Caipira. A live vai abordar a temática Folclore passando por viola caipira e manifestações populares pelo Brasil.


Sidnei e Valter, além de participarem da live, também são os curadores de arte da exposição de estandartes do CEBE, que está composta por peças de suas coleções particulares e produções dos jovens das turmas 74, 75, 76 e 77. No total, são 67 estandartes. Para produzir os materiais, os jovens receberam orientação de Sidnei, em uma aula especial, com coordenação da instrutora Natália Valéria, na matéria Teatro.

Já as ilustrações são trabalhos realizados dentro da matéria Língua Portuguesa, com a instrutora Cássia Regina Dellatorre Menezello. Os jovens produziram 37 ilustrações dos Ditados Populares e um painel com os trabalhos foi montado para exposição das peças.

Além dos trabalhos que estão expostos, os jovens também foram desafiados na criação de paródias que mesclassem dois temas: folclore e vacinação. A atividade foi realizada na matéria Cidadania, da instrutora Ludmila Fontoura. Cerca de 30 paródias foram feitas e algumas foram divulgadas na página do Facebook.

Serviço

2ª edição da Festa do Folclore

Datas e Horários

Live – segunda feira, às 19h30, pelo Facebook do CEBE

Exposição de Estandartes e Ilustração – até o dia 30.8, na recepção do CEBE, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Fonte:

Deixe seu comentário