Portal da Cidade Mogi Mirim

CULTURA

250 anos de história serão retratados na fachada da Matriz

De 1769 a 2019. Os 250 anos de Mogi Mirim serão retratados em vídeo mapping, a partir das 20h00, no próximo sábado (19), na fachada da matriz de São José.

Publicado em 16/10/2019 às 23:52

Na programação elaborada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a história da Cidade Simpatia será demonstrada num espetáculo de luzes, imagens e trilha sonora num vídeo com profundidade em 3D na fachada da matriz, que teve suas obras iniciadas em julho de 1747. A apresentação permitirá a projeção milimétrica das linhas arquitetônicas da igreja atual. O evento é inédito na cidade e muito frequente em grandes espetáculos país afora, como em Santa Catarina.

Na viagem no tempo virtual, a projeção mostrará à população as mais diversas fases de expansão do município, abrangendo desde os primeiros moradores da região – os índios caiapós – até as conquistas dos dias atuais. O evento contará também com a participação da Banda Lyra Mogymiriana. 

Entre essas datas, Mogi Mirim foi cenário de diversos momentos do desenvolvimento nacional e estadual, registrado pela história. 

História 

A cidade foi rota dos bandeirantes, dentre eles, o Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), além de ser passagem dos desbravadores do sertão. 

Durante o Império, por três vezes, recebeu a visita de D. Pedro II, inclusive na inauguração da estrada de ferro Mogyana, o que permitiu escoar a produção de café para as grandes cidades e o porto de Santos. 

Outro ponto alto da história da Cidade Simpatia foi ter o mogimiriano Dr. João Teodoro Xavier de Mattos como Presidente da Província de São Paulo de 1872 a 1875, no que hoje corresponde ao cargo de governador. 

Num evento gratuito, a população poderá conhecer ainda mais sobre a história da cidade que, aos 250 anos, acolhe cerca de 92 mil moradores que trabalham em prol do desenvolvimento da Baixa Mogiana. 

Missa 

Antes da apresentação, às 19h00, será realizada missa na Matriz de São José. A ação solene está integrada ao calendário de cerimônias alusivos ao aniversário da cidade, comemorado em 22 de outubro.

Fonte:

Deixe seu comentário