Portal da Cidade Mogi Mirim

SESAMM

Tratamento de esgoto de qualidade: esse é o nosso presente

Desde 2012, com tecnologia e soluções sustentáveis, a principal missão da Sesamm é expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto para toda a cidade

Publicado em 22/10/2020 às 01:02
Atualizado em

Desde 2012, com tecnologia e soluções sustentáveis, a principal missão da Sesamm é expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto para toda a cidade (Foto: Divulgação)

O nosso presente é o futuro. A Sesamm (Serviço de Saneamento de Mogi Mirim) tem um slogan que está intimamente ligado ao propósito da empresa, que é assegurar qualidade de vida a todos os cidadãos mogimirianos através de um sistema de tratamento de esgoto eficiente.

A qualidade de vida é preservar o meio ambiente, respeitar o rio onde o esgoto tratado desagua e colocar Mogi Mirim entre as cidades brasileiras que não agridem o ecossistema. Desde 2012, com tecnologia e soluções sustentáveis, a principal missão da Sesamm é expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto para toda a cidade.

Hoje, a estação de tratamento de esgoto situada no bairro São Marcelo alia modernidade, eficiência e sustentabilidade. Uma das provas desta combinação está num feito ocorrido no ano passado, quando entrou em operação o primeiro sistema de geração de energia solar no setor de saneamento do país, a Usina Fotovoltaica da ETE Mogi Mirim.

“Com a instalação da nova tecnologia pretendemos trazer ainda mais sustentabilidade para a unidade, pois já contamos com serviço de água de reuso e iluminação em LED das instalações”, disse o diretor-presidente da Sesamm, Carlos Roberto Ferreira. “Com a instalação das placas fotovoltaicas vamos suprir em 30% o abastecimento de energia, beneficiando ainda mais a estação em eficiência operacional e preservação do meio ambiente”.

“Desde o início da parceria entre Sabesp e GS Inima Brasil, em 2008, houve muitos avanços. Desta vez, fizemos estudos técnicos sobre energia limpa que apontaram para o sistema fotovoltaico como o mais adequado para a ETE Mogi Mirim”, disse o presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto de Oliveira. 

A energia limpa é produzida a partir da radiação solar em contato com os 1.066 módulos instalados nos telhados e ao redor da estação. Os painéis de silício captam a energia solar e a convertem em energia elétrica, atendendo a todas as exigências da ANEEL. A usina produz 606 MWh (Mega Watt por hora), suprindo 30% da energia elétrica geral necessária para o tratamento de esgoto.

Atualmente, a estação é capaz de tratar 150 litros de esgoto por segundo e conta com tecnologia de lodos ativados com aeração prolongada. O investimento no Sistema Fotovoltáico é de R$ 1,8 milhão, totalmente realizado pela Sesamm.


Fonte:

Deixe seu comentário