Portal da Cidade Mogi Mirim

PÂNICO NA INTERNET

Rompimento de açude em Minas não representa ameaça a Mogi Guaçu

Defesa Civil de Mogi Mirim entrou em contato com Minas Gerais para tomar ciência do ocorrido; situação normalizada

Publicado em 14/01/2022 às 15:20
Atualizado em

O rompimento de um açude na zona rural de cidade de Ouro Fino (MG), próximo ao aeroporto municipal, chegou a preocupar moradores de Mogi Guaçu e outras cidades mineiras e paulistas banhadas por este rio.

Imagens de um açude vertendo água por um enorme buraco causado pela erosão na parede principal, chegou a ser postado nas redes sociais. As águas deste açude acabaram indo parar em um afluente do rio Mogi Guaçu, chegando rapidamente até este corpo d’água.

A reportagem do Portal de Cidade, imediatamente, entrou em contato com a coordenadora da Defesa Civil de Mogi Mirim, Elaine Navarro, que fez contato com a Defesa Civil de Jacutinga, uma vez que a notícia inicial era de que o rompimento da barragem teria ocorrido naquela cidade.

“Na verdade, o açude que rompeu foi na cidade de Ouro Fino e não há qualquer ameaça para Mogi Guaçu ou cidades às margens do rio”, explicou. Elaine disse que a Defesa Civil de Jacutinga, próximo a Ouro Fino, garantiu que a situação está sob controle e que o nível do rio vem sendo monitorado constantemente.

A coordenadora da Defesa Civil local foi enfática. “Não há qualquer possibilidade de uma elevação abrupta do rio Mogi Guaçu”. Há alguns anos, uma informação semelhante chegou a assustar moradores da região. A informação era que uma “avalanche” de lama atingiria a barragem da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) em Mogi Guaçu, após o rompimento de uma barragem na cidade de Bom Repouso, Sul de Minas.

Realmente houve um rompimento, mas a lama chegou três dias após o anúncio à PCH e, assim mesmo, bastante diluída, mal sendo possível percebê-la. Mesmo assim, uma coletiva de imprensa precisou ser realizada para acalmar a população.


Fonte:

Deixe seu comentário