Portal da Cidade Mogi Mirim

PROBLEMA

Precariedade das estradas rurais gera ponto de atenção na Prefeitura

Secretaria de Agricultura informa que tem feito incansável trabalho de reparos e manutenções

Publicado em 15/03/2023 às 07:31

Oberdan Quaglio acompanha trabalho de manutenção na zona rural (Foto: Prefeitura de Mogi Mirim)

A precariedade das estradas rurais do município não fica restrita apenas aos usuários das vias que cortam o município. Vereadores de oposição também têm se queixado das condições de trechos que servem de corredor de escoação da produção agrícola e de trajeto para estudantes.

O vereador Cinoê Duzo levou essa queixa para a sessão legislatura de segunda-feira e não poupou críticas ao prefeito Paulo Silva. A Secretaria de Agricultura informa que tem feito “incansável trabalho de reparos e manutenções das estradas rurais”.

“Todo aparato técnico e de mão de obra da pasta tem sido usado para restabelecer as condições de tráfego das vias, que têm sido muito castigadas pelo excessivo volume de chuva que vem caindo em Mogi Mirim neste ano de 2023”, justifica.

Segundo ainda a Prefeitura, em pelo menos dois pontos houve extravasamento do nível dos rios que cortam as estradas e a água invadiu as vias, inviabilizando ou dificultando o trânsito de veículos e de pedestres.

Um desses episódios aconteceu na estrada Orlando de Arruda, na região dos Macucos, onde o alto volume de chuva entupiu a passagem natural do rio. O trabalho da Secretaria de Agricultura nesse local é de fazer toda a limpeza da área ao redor do rio e da tubulação para restabelecer o curso do rio.

O serviço é executado por uma retroescavadeira adquirida no final de 2022 pela Prefeitura para manutenção nas estradas rurais. Parte do recurso usado na aquisição do maquinário veio de uma emenda parlamentar de R$ 200 mil do deputado federal Alexandre Leite, por intermédio do vereador Geraldo Vicente Bertanha, o Gebê.

Outra ação executada pela Secretaria de Agricultura nesse sentido foi na rodovia Sétimo Biazotto, na região do Córrego Azul. Há duas semanas, foram quase 300 milímetros de chuva em seis dias.

Como resultado, um grande volume de taboa e de terra existente ao longo do leito do rio Córrego Azul desceu, entupiu a passagem sobre a ponte e encobriu o trecho da estrada, chegando a quase quatro metros de altura do nível do rio.

Foram três dias de limpeza do trecho da rodovia para liberar o tráfego pelo local. Mas, o serviço na Sétimo Biazatto não parou por aí. Outros trechos estão recebendo serviço de máquinas para nivelamento da estrada e, quando o tempo estiver firme, os técnicos retornarão para fazer a manutenção preventiva, já se preparando para um novo período de chuvas.

PARCERIA

Em razão da extensa área rural de Mogi Mirim, a Secretaria de Agricultura conta com o apoio de produtores rurais no serviço de manutenção das estradas. Quem tem condições de disponibilizar seu próprio equipamento para ajudar o Município, seja no nivelamento da via ou no escoamento de água, a Secretaria os acolhe e os orienta para fazer a manutenção. Além disso, encaminha o material necessário para a realização do serviço.

“Assim, a gente avança na manutenção das estradas. Os produtores, nos ajudando nesses trechos, liberam o uso de máquinas para que a gente direcione para pontos de maior necessidade. Então, a gente cobre uma área maior de manutenção e avança muito mais rápido”, destacou o secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio Alves.


Fonte:

Deixe seu comentário