Portal da Cidade Mogi Mirim

COMPLEXO DO LAVAPÉS

Moradores reclamam de falta de aeradores no lago; Prefeitura contesta

Segundo alguns munícipes, falta de oxigênio já provoca mortandade de peixe além de mau cheiro

Publicado em 10/05/2021 às 00:10
Atualizado em

Foto tirada recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente mostra aerador funcionando normalmente (Foto: Divulgação)

No dia 19 de abril, moradores que residem próximos ao lago do Lavapés, que fica no Complexo Esportivo “José Geraldo Franco Ortiz”, o Zerão, na Zona Sul da cidade, já reclamavam do mau cheiro e da falta de equipamentos para a oxigenação da água, os chamados aeradores.

Nesta segunda-feira (10), eles voltaram a reclamar, afirmando que os três equipamentos do lago, um dos principais “cartões postais da cidade, continuam sem funcionar, possivelmente queimados. Um morador disse ao Portal da Cidade que o problema persiste há mais de três meses e nenhuma providência foi tomada.

Ele disse ainda que a água do lago está ficando mais escura em virtude da proliferação de algas. Também já começam a aparecer peixes mortos nas margens desse corpo d’água, indicando contaminação da água ou falta de oxigênio.

Em nota encaminhada ao Portal da Cidade pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a administração ressalta que a manutenção do lago está sendo feita com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Municipais e do Corpo de Bombeiros, inclusive com a retirada de aguapés.

A nota informa ainda que esse trabalho é realizado anualmente pelos bombeiros, mas poderá ser feito a qualquer momento, caso haja necessidade. A Secretaria de Meio Ambiente também está solicitando licenças na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) o desassoreamento do lago para remover o excesso de areia.

Já em relação aos aeradores, ainda de acordo com a assessoria, dos três equipamentos existentes no local, dois estão em manutenção, já que os motores estavam queimados desde o ano passado. O terceiro aerador está funcionando normalmente.


Fonte:

Deixe seu comentário