Portal da Cidade Mogi Mirim

Mais conhecimento

Jovens do CEBE realizam passeio histórico por Mogi e visitam Câmara Municipal

O objetivo do passeio é fazer com que os jovens vejam a cidade de uma outra maneira, identificando os pontos históricos, os monumentos e a arquitetura

Publicado em 03/12/2021 às 10:22

Os jovens aspirantes do Centro de Especialização e Base Educacional – CEBE – das turmas 74 e 75 - realizaram nos dias 17 e 24 de novembro um tour histórico ao Centro de Mogi Mirim e também estiveram presentes na Câmara Municipal. O objetivo do passeio é fazer com que os jovens vejam a cidade de uma outra maneira, identificando os pontos históricos, os monumentos e a arquitetura de Mogi Mirim.

Além disso, a visita na Câmara Municipal tem como intenção fazer com que os jovens entendam os trabalhos realizados no Legislativo, a importância das decisões tomadas na Casa de Leis, e qual sua importância enquanto cidadãos para o futuro da cidade. Os jovens realizaram ainda fotos pela cidade e receberam orientação do fotógrafo Danilo Cunha - Um pouco mais de ISO.

O passeio histórico começou na antiga estação de trem da Companhia Mogiana, conhecida como Estação Educação, onde hoje se encontra o gabinete do Prefeito. Na primeira visita, inclusive, os jovens tiveram contato com o Chefe do Executivo, Dr. Paulo Silva, e na segunda com João Matta, Assessor de Gabinete. O coordenador pedagógico do CEBE Marcos Ribeiro também acompanhou os jovens no dia 24 de novembro.

Na rua, os jovens também puderam conferir na prática as instruções teóricas oferecidas na aula de Trânsito pela instrutora e GCM Elaine Navarro.

Quanto à visita na Câmara Municipal, nas duas ocasiões os jovens foram recebidos pela vereadora e presidente da Casa de Leis Sônia Regina Rodrigues, que mostrou as dependências do local, explicou o trabalho realizado pelos edis, a importância da participação dos cidadãos na política, e também o seu papel enquanto a líder atual. 

Além disso, Sônia também respondeu questionamentos feitos pelos aspirantes, que puderam, inclusive, se acomodarem no Plenário para uma atividade interativa, em que simularam uma sessão com votação para eleger o presidente da Casa. A visita complementa o trabalho realizado dentro do curso pré-profissional, em que os jovens têm as mais variadas aulas, inclusive de Cidadania, Trânsito e Comunicação. Foram as instrutoras Natália Valéria, de Comunicação e Teatro, Elaine Navarro, de Trânsito e que também é Guarda Civil Municipal, e Ludmila Fontoura, que ministra as aulas de Cidadania e Conhecimentos Gerais, que conduziram a atividade.

Ao final da atividade, os jovens também tomaram café com a presidente da Câmara Municipal e sua assessora Daiane Gattei, essencial para que as visitas fossem realizadas, além de terem a oportunidade de visitar os gabinetes de outros vereadores, como o local de trabalho de João Victor Gasparini, que tirou várias dúvidas dos aspirantes. Os vereadores Dirceu Paulino e Luzia Cristina também conversaram com os jovens na Câmara Municipal durante a visita.

Fonte:

Deixe seu comentário