Portal da Cidade Mogi Mirim

CORONAVÍRUS

Festa de São José é suspensa por causa da pandemia

A procissão em louvor ao padroeiro, a quermesse e as missas programadas para as 10h00 e 17h00 estão todas suspensas

Publicado em 19/03/2020 às 08:59
Atualizado em

A procissão em louvor ao padroeiro, a quermesse e as missas programadas para as 10h00 e 17h00 estão todas suspensas

Em decreto encaminhado nesta quinta-feira (19) a todas as paróquias da região, a Diocese de Amparo recomendou que diante da epidemia do Covid-19, estão suspensas as atividades religiosas nas igrejas, com o objetivo de evitar aglomeração e novos contágios. 

O decreto atinge, diretamente, a paróquia de São José, em Mogi Mirim, que se preparava para as celebrações de seu padroeiro. Portanto, a procissão em louvor a São José, a quermesse e as missas programadas para esta quinta, às 7h00, 10h00 e às 17h00, estão todas suspensas.

Esta é a segunda vez, em 269 anos, que não haverá missa no Dia do Padroeiro de Mogi Mirim. A primeira foi em 1918, por causa de outra pandemia, a da Gripe Espanhola. O pároco da Matriz de São José, padre Ademir Bernardell, lamentou o fato, mas disse que o mais importante, neste momento, é a luta contra o Covid-19.

Ele disse ainda que “Deus continua olhando por nós”. Já o bispo da Diocese de São João lembra que o direito canônico lhe dá o direito, como bispo diocesano, de dispensar, inclusive, a obrigatoriedade das missas dominicais. O decreto suspende ainda as celebrações comunitárias, batizados, crismas, mutirões de confissão e celebrações penitenciais.

Celebrações da palavra, exéquias, bênçãos, procissões, via-sacra, encontros de oração, terço e sacramento do matrimônio, também se encontram na lista de atividades suspensas. No mesmo documento, dom Antônio Vilar ressalta que os sacramentos do batismo, unção dos enfermos e a extrema unção só serão realizados em casos de extrema urgência.

EM CASA

Em relação à Semana Santa, o bispo recomenda que cada um medite em casa, com a família, em espírito de oração. Também ficam suspensos os encontros de conselhos, pastorais e movimentos, cursos, palestras, grupos de reflexão, catequese de crianças, adolescentes e adultos, catequese batismal e preparação de noivos, formações paroquiais, setoriais e diocesanas, dentre outras atividades do gênero.

As novenas, festas de padroeiros, jantares, quermesses e atividades que aglomerem pessoas também devem estão proibidas. O bispo enfatiza que todos os fiéis estão dispensados da obrigação de participar de missas dominicais.

Por outro lado, as igrejas manterão as portas abertas para visitação e orações pessoais. Por fim, o bispo pede que os fiéis rezem pelas vítimas da pandemia, pelas autoridades, profissionais de saúde e por todos os que mantêm o funcionamento da sociedade para superarmos a crise que atinge a todos. 


Fonte:

Deixe seu comentário