Portal da Cidade Mogi Mirim

Pós-febre maculosa

Estado autoriza fechamento do Zerão para "separar" as capivaras das pessoas

Nesta 6ª feira, em entrevista ao jornalista e vereador Gebê, o secretário de meio ambiente, Oberdan Quaglio explicou como será o cercamento do local

Publicado em 14/01/2022 às 09:03
Atualizado em

(Foto: Prefeitura Municipal)

(Foto: Prefeitura Municipal)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

A Prefeitura de Mogi Mirim obteve o aval da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para "fechar" o zerão, o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, com a finalidade de evitar a circulação das capivaras entre as pessoas e os espaços que têm praticantes de exercícios físicos. A informação foi confirmada em nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura. O Portal da Cidade já havia divulgado notícias sobre o assunto. Leia mais: Capivaras não serão removidas do Zerão, confirma Prefeitura; Área será cercada

Na última terça-feira (11) agentes públicos de Mogi Mirim deram início aos procedimentos burocráticos para o cercamento do popularmente conhecido Lavapés.

Em São Paulo estiveram os secretários de meio ambiente Oberdan Quaglio, de governo Massao Hito e a secretária de relações institucionais Maria Helena Scudeler de Barros.

Eles foram recebidos pelo secretário estadual, Marcos Penido, por Vilma Geraldi, do Departamento de Fauna (DEFAU) da secretaria e por técnicos da SMA. O encontro foi intermediado pelo Deputado Estadual Barros Munhoz, que apoia ao Município na busca de demandas.

Desde outubro de 2021, Mogi Mirim registra casos de febre maculosa, com três mortes em decorrência da doença e de pessoas que frequentaram o zerão, local que tem capivaras (hospedeiras do carrapato-estrela).

Diante da exposição dos fatos, o secretário estadual apoiou a proposta do Município. “O fechamento será realizado, não podemos relevar as mortes em detrimento ao isolamento da área para que os animais tenham acesso ao mesmo espaço que a população utiliza”. Agora, ficou sob a responsabilidade dos técnicos da SMA realizarem os passos subsequentes para viabilizar a autorização.

Na manhã desta sexta-feira, dia 14 de janeiro, o secretário Oberdan Quaglio concedeu uma entrevista, por meio de live no Facebook ao jornalista e vereador Geraldo Bertanha, o Gebê, e explicou o assunto.

Segundo ele, o cercamento será em tela e feito ao redor de todo o zerão, a partir da calçada. Terão portões específicos que permitirão o acesso das pessoas e evitarão a circulação das capivaras. Há estudos para impermeabilizar as áreas onde tem a academia ao ar livre, o parque infantil e o kartódromo, para "contornar" o cercado, mas nada definido ainda, isso porque, a intenção é evitar as capivaras na área do gramado.

O projeto será elaborado pela ACIMM (Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim). Existem aproximadamente 1.700 metros lineares de área para cercar. O secretário municipal informou que o Prefeito Paulo Silva já autorizou a abertura do processo de licitação assim que o projeto tiver pronto.

Após reunião em SP, os próximos passos da Prefeitura serão, de acordo com Quaglio, uma pesquisa sobre a existência dos carrapatos-estrela no local - com apoio da SUCEN -, levantamento populacional das capivaras atualmente e a quantidade dos animais contaminados.

"Após o cercamento, a Prefeitura fará o manejo, ou seja, um controle populacional de reprodução das capivaras com vasectomia nos machos e nas fêmeas retirada de úteros, seguindo procedimentos permitidos na legislação", disse o secretário, complementando que não haverá transferência dos animais para outro ambiente, pois a lei não permite.

Ainda segundo Quaglio, conforme orientação do Estado, o zerão terão informação que é um local de risco de transmissão da febre maculosa e que frquentadores tiverem sintomas da doença que informem o médico.

OUTROS PEDIDOS

A pauta da reunião em São Paulo também tratou de outros dois assuntos: a doação de mudas por causa da baixa cobertura vegetal arbórea e a doação de um caminhão pipa para combate a incêndios no município.

Quaglio pediu a doação de uma muda para cada habitante de Mogi Mirim, a fim de ser realizado o Plano de Arborização Urbana, que está em andamento.

O pedido do caminhão pipa gira em torno do Programa AGRO SP + Seguro, o qual a Prefeitura de Mogi Mirim é signatária e está em vias de ser contemplada, de acordo com o relato do secretário, com o recebimento de uma viatura, uma caminhonete 4x4, para patrulhamento, além do caminhão pipa de combate a incêndios.

Em dezembro de 2021, o vereador Gebê já deu início à negociação com deputados estaduais e federais para a viabilização de veículos do programa para Mogi Mirim.

O deputado estadual Edmir Chedid garantiu, em vídeo publicado à época, que intermediará uma caminhonete para a Patrulha Rural para a GCM (Guarda Civil Municipal) e também o caminhão para os bombeiros.

Na mesma ocasião, o o deputado federal Vanderlei Macris se comprometeu com mais uma caminhonete para a Patrulha Rural.

O pedido da Prefeitura, em SP, nesta semana, reforça as solicitações que já tramitam no Governo Estadual.




Fonte:

Deixe seu comentário