Portal da Cidade Mogi Mirim

22 de março

Dia Mundial da Água é tema de ação direcionada a estudantes

Comissão Organizadora de Eventos do Samae optou por não promover ações interativas no Parque dos Ingás, mas produzir uma revista em três edições

Publicado em 19/03/2023 às 18:54

Estação de Tratamento de Água de Mogi Guaçu (Foto: Divulgação)

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) vai celebrar o Dia Mundial da Água na quarta-feira (22) com uma ação especial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Mogi Guaçu com foco na Educação Ambiental para estudantes da rede pública, tendo como tema todo o processo de tratamento de água e saneamento básico e a história da autarquia, que, em 2023, comemora 50 anos de sua fundação.

Ao contrário das edições anteriores, a Comissão Organizadora de Eventos do Samae optou por não promover ações interativas no Parque dos Ingás, mas produzir uma revista em três edições intitulada “As Aventuras do Encanadinho”, personagem criado para o Samae pelo desenhista Rômulo Coutinho, responsável pelas ilustrações, projeto gráfico e arte final da publicação.

Cada edição será distribuída em datas específicas para os estudantes nas escolas e nas visitas agendadas da Escolinha da Água, como também para o público em geral na Central do Samae.

Segundo Roseli Barbosa da Silva, gestora da Gerência Administrativa e presidente da Comissão de Eventos, a primeira edição tem como tema o processo de captação, tratamento e distribuição da água para a população. O material será distribuído no Dia Mundial da Água.

Entre junho e agosto, será distribuída a segunda edição, focada em saneamento básico (tratamento de esgoto). A terceira e última edição completa a série, abordando as áreas administrativa e operacional do Samae.

O personagem “Encanadinho” estampará também as camisetas alusivas ao Dia Mundial da Água, que os funcionários da autarquia usarão na data. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março como sendo o Dia Mundial da Água.

Educação

Neste ano, o Samae reativou a Escolinha da Água, que funciona ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Jardim Bela Vista, para receber estudantes por meio de visitas agendadas. As primeiras datas já começaram a ser reservadas. As escolas podem solicitar o agendamento com Taimara Sínico Moraes, engenheira química da ETA, pelo telefone (19) 3861-1703, ou com a assistente social Sandra Aparecida Salles Carrozzo, pelo telefone 3831-9872.


Fonte:

Deixe seu comentário