Portal da Cidade Mogi Mirim

ALERTA

Defesa Civil de SP emite alerta para chuvas intensas na região

Entre terça-feira e quinta-feira há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo

Publicado em 13/02/2023 às 18:44
Atualizado em

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta no início da noite desta segunda-feira (13) que prevê fortes chuvas até quinta-feira (16), com previsão de precipitações intensas para a região da Serra da Mantiqueira, com acumulados de 120mm.

Na região de Campinas, está previsto acumulado de 75mm. Os alertas mais precisos ocorrem a cada dia.

Mogi Mirim já tem sofrido com fortes chuvas desde janeiro, com ocorrências de alagamentos e queda de árvores.

A Defesa Civil emite boletins e alertas meteorológicos diários acerca das mudanças do clima para todo o estado de São Paulo, destinados aos coordenadores regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil e demais órgãos responsáveis pela atividade, ou seja, para o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil do Estado atua permanentemente na prevenção, principalmente neste período, com medidas para minimizar os desastres e proteger a população, especialmente as que residem em áreas mais vulneráveis.

Meses antes da Operação, a Coordenadoria, em parceria com os órgãos regionais e municipais de proteção e defesa civil, realizou treinamentos e capacitou cerca de 800 agentes municipais.

Recomendações

A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Por conta deste cenário meteorológico, faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que devem adotar. A recomendação é que fiquem atentos a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se também a não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco, devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.


Fonte:

Deixe seu comentário