Portal da Cidade Mogi Mirim

Estado de atenção

Com alerta de chuvas, Bombeiros e Defesa Civil deverão monitorar áreas de risco

Nos primeiros dias de janeiro já choveu mais do que o volume registrado no mês inteiro em 2020; bombeiros e Defesa pedem atenção redobrada

Publicado em 05/01/2022 às 09:59
Atualizado em

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

(Foto: Cláudio Felício/Portal da Cidade de Mogi Mirim)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo vem emitindo alertas da previsão de fortes chuvas entre esta quarta-feira, dia 5 e sábado, dia 8, para diversas regiões, inclusive para cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira. A possibilidade é que a região e Campinas atinja até 145 milímetros de chuvas.

Entre os dias 1º e 5 de janeiro, Mogi Mirim já registrou o volume total de 93 milímetros de chuvas.  Os números já são maiores que os registrados durante todo o mês de janeiro em 2020, que teve 81,3 mm.

Com a previsão da semana, Mogi Mirim pode entrar em estado de atenção e passará a monitorar as áreas de risco na cidade. 

De acordo com Elaine Navarro - que integra a Defesa Civil - o estado de observação só volta quando o volume for inferior a 80 milímetros.

As equipes estão em alerta, informou o comandante dos Bombeiros e coordenador da Defesa Civil de Mogi Mirim, Luiz Roberto Di Martini, principalmente com a previsão de riscos de quedas de árvores e suas consequências: acidentes, falta de energia elétrica, transtornos no trânsito e outros.

Por isso, pedem atenção redobrada da população e orientam:

- Evite se abrigar em baixo de árvores em meio a temporais, pois a queda de galhos, raios e da própria árvore aumentam;

- Não estacione carros em baixo das mesmas;

- Caso haja queda de árvores sobre o telhado ou muros, e a situação coloque vidas em risco, a orientação é sair e buscar um abrigo seguro, e ligar para o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil.

Outras orientações importantes para os dias de chuva:

- Não suba em telhados em dias de chuva, pois há risco iminente de queda, mesmo em caso de pessoas acostumadas a fazer esse tipo de trabalho;

- Fique atento aos aparelhos que estão ligados à tomada. É recomendado retirar os eletroeletrônicos da tomada e nunca usar o telefone com fio ou aparelho conectado na tomada durante uma tempestade com raios;

- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde em local seguro a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios, porém é importante se manter afastado de árvores, torres e placas de propaganda;

- Se estiver fora de casa, se abrigue em local seguro, como: construções fechadas, lojas, entre outras, jamais em baixo de árvores, Torres ou fique em campo aberto.

Em caso de emergência ligue: 199 Defesa Civil ou 3862.9474.

Fonte:

Deixe seu comentário