Portal da Cidade Mogi Mirim

QUARESMA

CNBB lança Campanha da Fraternidade 2020

Outros objetivos proposto pela campanha deste ano são a de apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos evangelhos

Publicado em 25/02/2020 às 23:30

Outros objetivos proposto pela campanha deste ano são a de apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos evangelhos (Foto: Divulgação)

Com o tema "Fraternidade e Vida: dom e compromisso", a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou, na manhã desta quarta-feira (26), a campanha da fraternidade de 2020.  

Segundo os líderes da Igreja Católica do Brasil, a campanha é baseada na vida da Santa Irmã Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, canonizada em 13 de outubro de 2019, pelo papa Francisco.

Aliás, ela e o Santo Padre são considerados símbolos de caridade e fraternidade. Objetivo da campanha deste ano, ainda de acordo com a CNBB, é conscientizar, à luz da palavra de Deus, sobre o sentido da vida como dom e compromisso.

A campanha também traz o versículo bíblico "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, que quer estimular as relações entre as pessoas, família, comunidade, enfim, entre toda a sociedade e o planeta.

A Santa Dulce dos Pobres também é homenageada no cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020, aparecendo no centro do cartaz junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador. Criada há 58 anos, a essa iniciativa da Igreja Católica é apresentada aos brasileiros, inexoravelmente, na quarta-feira de cinzas, quando se tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

Outros objetivos proposto pela campanha deste ano são a de apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos evangelhos, enaltecendo a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas.

EM FAVOR DA VIDA

A campanha também pede o fortalecimento da cultura do encontro, da fraternidade e a superação da indiferença, da violência, além de contemplar a promoção e defesa da vida, desde a fecundação até o seu fim natural.

Em outro tópico, procura valorizar a criação de espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como dom e compromisso.

Outro ponto importante do documento é o que propõe o estímulo ao despertar dos jovens para o dom e a beleza da vida, incentivando-os para o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança. Por fim, exorta a valorização, divulgação e fortalecimento das inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida, incluindo o cuidado com o planeta.


Fonte:

Deixe seu comentário