Portal da Cidade Mogi Mirim

CIPTEA

Carteirinhas de identificação para Autistas é entregue em solenidade

Com a conquista, os autistas de Mogi Mirim terão atendimento e acesso preferencial nos serviços públicos e privados

Publicado em 22/06/2022 às 15:03

Aconteceu na tarde desta terça-feira (21), no Salão Vermelho da Estação Educação, a solenidade de entrega das carteirinhas de identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Com a conquista, os autistas de Mogi Mirim terão atendimento e acesso preferencial nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento que contêm informações de identificação da pessoa e de seu responsável legal.

A disponibilização da carteirinha passa a ser uma realidade no município por conta da lei municipal nº6128/2019 de autoria do vereador Orivaldo Magalhães e do decreto municipal nº8.601/2022 assinado pelo prefeito Paulo Silva. A concretização do projeto ainda contou com o apoio da secretaria de Saúde que realizou a licitação para a emissão das carteirinhas e da secretaria de Mobilidade Urbana que conta com o trabalho da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), Dayane Amaro.

Na solenidade, 10 carteirinhas foram entregues aos autistas e a seus familiares. Agora, os interessados em adquirir o documento devem procurar o setor de protocolo da Prefeitura de Mogi Mirim localizado na Rua Doutor José Alves, 129, no Centro, munidos de laudo médico que atesta o espectro autista, tipo sanguíneo, RG e CPF, uma foto 3X4 ou qualquer foto que mostre o rosto para casos em que o autista tem grande inquietação, o que inviabiliza a foto 3X4.

Os responsáveis legais também devem apresentar RG e CPF. Na solicitação da carteirinha, um requerimento será preenchido e após um prazo de 20 dias, o solicitante receberá o documento que deve ser retirado na secretaria municipal de Obras e Mobilidade, na Rua Arthur Cândido de Almeida, 11, Nova Mogi. Quaisquer dúvidas podem ser tiradas no telefone da secretaria, o 3806-1184.

Fonte:

Receba as notícias de Mogi Mirim no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário