Portal da Cidade Mogi Mirim

BOM EXEMPLO

Capitão da PMR faz campanha para a doação de cadeiras de rodas

Em menos de um ano, já foram entregues 11 cadeiras de rodas; objetivo da campanha mostrar uma imagem mais humanizada dos PMs

Publicado em 21/01/2021 às 00:34


Com o objetivo de mostrar uma imagem do policial militar mais humanizada, o capitão Theo Santos de Souza, que está na 2º Companhia do 4º BPMR (Batalhão da Polícia Militar Rodoviária), iniciou, no início de 2020, uma campanha para arrecadar lacres de latas de alumínio, com o intuito de trocá-las por cadeiras de roda.
O trabalho envolveu todos os policiais militares das cinco bases da 2ª Companhia, ou seja, Campinas, Mogi Mirim, Paulínia, Atibaia e Amparo.
Paralelamente, o militar criou uma página no Facebook e no Instagram para turbinar a arrecadação e também mostrar o dia a dia da rotina de um policial militar.
“Quando a gente se torna pai, quer dar bons exemplos aos filhos. Também queria mostrar a minha vida em família, retratando pessoas comuns, com a vontade de ajudar ao próximo”, externou. Ele disse que no início da campanha, a meta era arrecadar apenas duas cadeiras.
Isso porque para cada cadeira de rodas são necessárias 180 garrafas PET cheias de lacre de alumínio. “Graças Deus, no final do ano, já havíamos arrecadado 10”, comemora o oficial. As cadeiras foram doadas à APMDFESP (Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física do Estado de São Paulo).
Trata-se de uma entidade que cuida dos policiais militares que ficaram deficientes físicos no cumprimento do dever. Para conseguir as cadeiras, Theo explica que os lacres são encaminhos à Intervias, concessionária da SP-147, parceira da campanha e responsável por adquirir esse tipo de equipamento. Essa parceria, segundo Theo, é fundamental, para o sucesso da campanha. A Renovias também participava dessas campanhas, mas após a incorporação pela CCR, deixou de trocar lacres por cadeiras de roda.
Somente neste início de ano, a iniciativa de Theo já resultou na doação de quatro cadeiras, inclusive para uma criança com paralisia cerebral. Também teve início a arrecadação de tampinhas plásticas que também serão comercializadas. A arrecadação será revertida para ONGs (Organizações Não-Governamentais) que cuidam de animais vítimas de abandono ou maus tratos.
 “Esse tipo de arrecadação, além do lado social, também tem um cunho de consumo sustentável por parte das pessoas”, elogia. Theo revela que sempre foi uma pessoa ligada às ações sociais. “Quando era mais jovem, ensinava caratê, mas confesso que estou gostando dessas campanhas para doação de cadeiras de rodas e de ajuda a ONGs que cuidam de animais”, observa.
BRINQUEDOS
Ele também fez questão de contar que, no final do ano passado, fez outra campanha em Pirassununga, cidade onde reside atualmente, para arrecadar brinquedos usados. Mais tarde, as doações seriam doadas às crianças carentes. “A meta era conseguir 400 brinquedos, mas arrecadamos 2 mil”, orgulha-se.
O oficial acredita que esse tipo de iniciativa pode ser replicado em outras bases da PMR (Polícia Militar Rodoviária), desde que haja engajamento da sociedade. Aproveitando a entrevista ao Portal da Cidade, Theo fez um apelo aos mogimirianos.
Pediu para as pessoas que queiram participar da campanha de doação de lacres de alumínio ou de tampinhas plásticas, para entreguem as arrecadações diretamente no posto da PMR da cidade, que fica às margens da SP-340, no Km 158.
“Tenho receio de estabelecer metas, mas gostaria de doar, pelo menos, 20 cadeiras de rodas até o final deste ano”, finalizou. Quem quiser saber mais sobre essas iniciativas, podem acompanhar pelo Facebook (Capitao Theo) ou pelo Instagram (capitão_theo).
Segue o link:

Fonte:

Deixe seu comentário