Portal da Cidade Mogi Mirim

INOVAÇÃO

Câmara busca parceria com a ETEC para revitalizar estrutura

Objetivo é utilizar conhecimento técnico de alunos e professores em projetos que atendam às necessidades diárias do legislativo

Publicado em 13/01/2021 às 22:40

Proposta de parceria foi discutida em reunião nesta semana

A presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim, vereadora Sonia Regina Rodrigues, se reuniu nesta semana com a diretoria da Etec (Escola Técnica) “Pedro Ferreira Alves”, para discutir a possibilidades de formalizar uma parceria entre as instituições objetivando a revitalização estrutural da Câmara, tanto interna, quanto externamente. A ideia é utilizar o conhecimento técnico de alunos e professores em projetos que atendam às necessidades diárias do legislativo.

 “Solicitamos a presença do diretor André (André Luiz dos Santos), da Etec, para sabermos de que forma poderíamos contar com o apoio da escola, mediante é, claro, às nossas necessidades, através de seus professores e alunos, uma vez que os mesmos desenvolvem projetos durante os cursos”, explicou a presidente.

Mediante as necessidades da Casa Legislativa e das possibilidades de apoio da Etec, foi pleiteado pela presidência um estudo sobre um projeto de terminal de votação, com a finalidade de possibilitar ao vereador a votação de seu assento, sem a necessidade de se deslocar até a tribuna.

Sônia considera a iniciativa importante, principalmente, na atual conjuntura mundial. “Vimos nessa onda de pandemia, a importância de utilizar objetos individualizados, é claro que tomamos os cuidados espirrando álcool no microfone na tribuna, todavia, se já tivéssemos esse sistema, seria ainda mais seguro”, justificou.

Outro projeto discutido se refere à segurança da Câmara, por meio de um sistema de monitoramento, com a instalação de câmeras no prédio do Legislativo. “Enquanto policial civil que sou, defendo muito o sistema de monitoramento, pois é fundamental para auxiliar as Polícias Civil e Militar, e a Guarda Civil Municipal em investigações de casos e até coibir e evitar atos de criminalidade. Luto por esse sistema na cidade, como sabem. Consegui doações de monitores para criação da sala de monitoramento de Mogi Mirim e agora luto, junto à parceria com iniciativa privada, para expandir esse benefício à população que pede mais tranquilidade em relação à segurança”, apontou.

Por fim, discutiu-se ainda a possibilidade do desenvolvimento de um software para cadastro, com foto, de visitantes na Casa de Leis, também visando maior segurança e evitando possíveis transtornos.

O diretor André Luiz dos Santos irá levar a discussão para seu corpo docente e para os discentes, para que, posteriormente, voltem a se reunir para alinhar a parceria, de acordo com trâmites legais permitidos.

Para o diretor, a conversa só tende a render bons frutos. “Podemos usar os TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos para as demandas que a Câmara tem. Pegar essas demandas e apresentar para os alunos e tentar fazer que o TCC, ao invés de ser uma situação hipotética, seja uma situação real. Isso é muito importante, coloca os TCCs dos alunos numa realidade e não assuntos hipotéticos. Para o aluno, o ganho pedagógico é muito grande”, destacou.

A presidente pretende ainda agendar com a Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Arthur de Azevedo” e até instituições de ensino superior privadas para estabelecer parcerias dessa mesma natureza.

“A Etec é uma referência em ensino para toda a região. Temos a Fatec também, outra grande referência que nos enche de orgulho, a qual também pretendo procurar para discutir possíveis parcerias, onde, claro, os alunos serão conduzidos pelos seus professores, objetivando a criação dos projetos. Temos que buscar essa união”, argumentou.

E finalizou. “Mogi Mirim é uma cidade privilegiada com essas duas conceituadas instituições de ensino público, para as quais também me coloco à disposição enquanto presidente do Poder Legislativo para auxiliar naquilo que estiver ao meu alcance. Tudo isso também estendo às sérias e conceituadas Instituições de Ensino Técnico e Superior particulares que temos em Mogi Mirim e região ”.


Fonte:

Deixe seu comentário