Portal da Cidade Mogi Mirim

CIDADE

Árvores da Praça São José serão erradicadas

Trabalho que culminará no corte de oito sibipirunas terá início nesta semana trânsito ficará suspenso por três dias.

Publicado em 05/10/2019 às 06:57

Oito árvores da espécie sibipiruna começam a ser erradicadas na Praça São José, região central de Mogi Mirim, na próxima semana. De terça-feira (8) até quinta-feira (10), funcionários e máquinas da empresa Sabadini Comércio e Materiais de Construção e Prestadora de Serviços de Terraplanagem e Locação de Máquinas, contratada pela Prefeitura Municipal, dão início ao projeto de retirada das plantas, localizadas ao lado de uma das entradas laterais da Matriz de São José e, em frente à antiga sede da Câmara Municipal.

Para a 1º fase da erradicação, que consiste na remoção da parte aérea das árvores, antes da retirada dos troncos, haverá a necessidade de um esquema especial de trânsito, com o fechamento de vias na praça ao longo dos três dias de trabalho, das 7h às 17h. Após o horário estabelecido a rua será limpa e o trânsito liberado. Em caso de chuvas, a poda será suspensa. No total serão 11 árvores removidas entre a Rui Barbosa e a Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho.

As medidas foram anunciadas na manhã desta quinta-feira (3) em coletiva de imprensa concedida pelo secretário de Meio Ambiente, Ivair Luiz Biazotto, a secretário de Mobilidade Urbana, Tania Maria Ferraz Guimarães e o chefe de Trânsito, Rogério Cunha Claro.

“Existe um estudo científico para ratificar aquilo que a gente já suspeitava, sobre a situação das árvores. Detectamos que existe uma grande parte da área central das árvores comprometidas e podres, reduzindo a área de resistência e aumentando a possibilidade de queda de uma árvore. Como são de grande porte e a região possui um intenso fluxo de pessoas, concluímos que existe necessidade de removê-las”, explicou Ivair Biazotto.

Como fica o trânsito? 

A Secretaria de Mobilidade Urbana interdita, de terça a quinta-feira, a área situada entre uma escola de idiomas e o espaço que dá acesso às escadarias da Matriz de São José. Pedestres também não poderão circular pelo espaço, fechado com fitas e cones. Só será permitida a passagem de carros e motos que utilizarem os dois estacionamentos ao lado da área interditada, à direita.

Para facilitar o fluxo, a secretaria autoriza, de forma emergencial, que aqueles veículos que não forem usar os estacionamentos poderão virar à esquerda, na contramão, sentido Rua José Bonifácio. Será proibido o estacionamento de vagas próximas à Lotérica Simpatia e a antiga sede do Banco Santander, esquina com a José Bonifácio.

“Fizemos uma reunião para definir como seria mais fácil e menos perigoso essa intervenção, pensando também nos comerciantes ao redor da área interditada. O motorista sobe pela Rua José Alves, e só vai poder virar à direita se for usar os dois estacionamentos de frente para a praça. Agentes de trânsito vão orientar todo o processo”, ressaltou Tania Guimarães.

Ivair destacou que todo o planejamento visou não prejudicar comerciantes e munícipes. “Estamos pensando em todo mundo, são três dias, não vai atrapalhar a vida de ninguém, todos terão direito de comercializar e transitar. É um desconforto para todos, mas necessário”, disse.

Substitutas 

Na Praça São José, outras espécies serão plantadas no lugar das Sibipirunas, de acordo com Ivair. A tendência é de que ipês-amarelos sejam as plantas escolhidas pela Pasta Municipal. A 2º fase da erradicação, que consiste na remoção dos troncos, deve ocorrer após as comemorações dos 250 anos de Mogi Mirim, em 22 de outubro. O valor total para a retirada das 11 árvores será de R$ 57.560.

Em fevereiro, todas as árvores passaram por um estudo científico realizado pela empresa Plant Care, especializada na saúde de plantas. O objetivo era elaborar um diagnóstico, utilizando equipamentos e tecnologia avançada, sobre a condição interna e externa de cada árvore e metodologias de avaliação de risco de queda, de olho em ações preventivas de manutenção ou supressão.

Jardim Velho 

No último domingo, funcionários da empresa responsável pela remoção das árvores iniciaram a erradicação de três espécies, uma Ficus Elástica, uma Canafístula e uma Aldrago, na Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho.

Os trabalhos seguem no próximo domingo (6) e, caso necessário, no dia 13. A árvore já erradicada estava localizada em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Outra fica a poucos metros da igreja, e a terceira nas proximidades da esquina com a Rua Padre José.

Fonte:

Deixe seu comentário