Portal da Cidade Mogi Mirim

HOMENAGEM

ACIMM homenageia os 60 anos da GCM

Para o presidente da ACIMM, José Luiz Ferreira, a iniciativa visa reforçar o apreço que a entidade que dirige tem pelo serviço prestado pela GCM

Publicado em 24/11/2020 às 07:51

Para o presidente da ACIMM, José Luiz Ferreira, a iniciativa visa reforçar o apreço que a entidade que dirige tem pelo serviço prestado pela GCM (Foto: Nelson Vcital)

Para o presidente da ACIMM, José Luiz Ferreira, a iniciativa visa reforçar o apreço que a entidade que dirige tem pelo serviço prestado pela GCM (Foto: Nelson Vcital)

Para o presidente da ACIMM, José Luiz Ferreira, a iniciativa visa reforçar o apreço que a entidade que dirige tem pelo serviço prestado pela GCM (Foto: Nelson Vcital)

A Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (ACIMM) promoveu na tarde de quarta-feira, 18, uma homenagem alusiva aos 60 anos de existência da Guarda Civil Municipal (GCM). Na ocasião, o presidente da entidade entregou à direção da GCM uma placa alusiva à data. Alguns Guardas Municipais também foram agraciados com um pergaminho que destaca a existência e o papel daquele serviço junto à sociedade mogimiriana. 

Para o presidente da ACIMM, José Luiz Ferreira, a iniciativa visa reforçar o apreço que a entidade que dirige tem pelo serviço prestado pela GCM. “ A Guarda Municipal e o comércio são parceiros e sempre que necessitamos, sabemos que o serviço será realizado com excelência”, disse.

Há 54 anos, celebra-se no dia 3 de setembro, o Dia do Guarda Civil. Esta data foi instituída pela lei Nº 5.088 de 1966 e tem como função homenagear os profissionais dessa área, que colaboram com a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal.

Em Mogi Mirim, o surgimento da Guarda municipal antecede alei Nº 5.088 de 1966 e tem como função homenagear os profissionais dessa área, que colaboram com a manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal.

No país, o aparecimento deste tipo de força policial é antigo. Uma das primeiras corporações do gênero de que se tem notícia por aqui é o Regimento de Cavalaria Regular da Capitania de Minas Gerais, criado em 9 de junho de 1775. Desse regimento, de cunho civil-militar, participou o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira.

Em Mogi Mirim esta missão está sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal. E é impossível falar de sua história sem citar a obra literária de Rosana Julia Megiatto Bronzatto, “História de uma Corporação”, lançada em 2011. É o material mais rico em relação à rica história da Guarda.

Um roteiro que surge com a instituição da “Guarda Noturna”, em 1955, através de projeto de lei de autoria do vereador Professor Antônio José Peres Marques e que chegou a ser sancionado pelo então prefeito José Theóphilo Albejante – e revogado cinco anos depois. Na prática, o nascimento, de fato, do que hoje é a guarda mogimiriana, ocorreu com a edição da lei nº 348 de 18 de novembro de 1960, com o prefeito Luiz Franklin Silva.

Vale destacar que nos anais da própria Associação Comercial a criação da Guarda Noturna chegou a ser discutida incansavelmente por Peres Marques, que também dirigiu a entidade. Daí a importância da ACIMM em enaltecer um serviço tão importante da municipalidade. “Nossos antecessores viam, já naquela época, a necessidade de um serviço que desse segurança ao comércio e à população. Por isso sempre digo que a ACIMM nunca se furtou em participar das questões da sociedade de um modo geral”, destacou.


Fonte:

Deixe seu comentário